Quer saber as dimensões mínimas para um banheiro confortável?

Como muitos clientes da DOKA chegam com limitações de espaço físico para escolher seu modelo de banheira, cuba, metais, entre outros produtos, achei interessante e útil consultar alguns dos nossos arquitetos parceiros para elaborar uma descrição das dimensões mínimas para um banheiro confortável.

blog1

Banheira e cubas Amalfi – Victoria+Albert

Não que ambientes menores que as orientações abaixo não possam existir, mas talvez sejam prejudicados na usabilidade e funcionalidade dos itens básicos do espaço, sem considerar as adaptações recomendáveis para portadores de necessidades especiais.

blog2

Essas são as principais medidas, veja abaixo uma a uma.

Entrada no banheiro (porta do banheiro): precisa ter no mínimo 60cm de abertura e recomenda-se optar por 80cm. Vale lembrar que as portas de abertura tradicional (sem ser de correr) precisam de espaço interno livre de igual tamanho para que possa ser aberta e fechada, sem prejudicar ou inutilizar algum acessório em determinados momentos.

blog3

Entrada dos banheiros da Casa Cor RS 2016 – proj. Arq. Cintia Aguiar.

Bacia sanitária: existe em diversos tamanhos e formatos, mas o que é essencial é o espaço livre de 30cm em ambas as laterais do produto para permitir apoiar a lixeira e outros acessórios sem criar uma atmosfera de sufocamento.

Área de banho: recomenda-se um mínimo de 90cm x 90cm para facilitar a movimentação dentro do box e permitir um banho mais confortável. Lembrando que uma distância de aproximadamente 30cm entre a queda d’água e a parede limite do espaço também é importante para que ninguém precise ficar encostando na parede enquanto se enxágua – pense nisso no momento de escolher sua ducha, considerando comprimento e angulação do braço da peça.

blog4

Circulação: o ideal é um espaço livre de 80cm x 80cm, sem considerar a área ocupada para banho e os outros produtos, lembrando que é preciso sempre considerar as aberturas de portas e gavetas que exigem determinadas medidas e que é possível chegar nessa medida ideal se reduzir o tamanho de aparador de cuba, principalmente.

Para quem consegue um espaço livre com o dobro de tamanho ou a partir de 1,60m x 1,50m, já pode incluir no projeto uma banheira e tornar ainda mais confortável seus momentos nesse ambiente.

blog5

Banheira Ios – Victoria+Albert, em um banheiro de dimensões reduzidas.

Se falarmos de alturas, o mais importante passa a ser a da cuba, que precisa estar próxima de 85cm. Para isso você pode trabalhar com aparadores maiores com cuba de embutir ou bancadas mais baixas e cubas de apoio ou, ainda, cubas de semi-embutir para apoios de pouca profundidade. Vale lembrar também sobre o misturador ou monocomando de lavatório, considerando as diversas opções de acabamentos, dimensões e fixação na bancada, na cuba ou na parede.

Seu espaço de banho possui essas medidas?
Compartilhe com a gente!

COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E AVALIAÇÕES

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *